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Sobre o sistema de bilhetagem de Brasília

O usuário do sistema de transporte público do Distrito Federal tem à disposição uma rede ampliada abrangente de postos de recarga, um app - disponível nas lojas IOS e Android - para consulta de saldos e extratos e pagamento de recarga via boleto,  além de uma central exclusiva de atendimento telefônico 61 3120-9500 para dúvidas, sugestões e reclamações.

No total, a população que utiliza o SBA terá à disposição mais de 120 pontos de atendimento para a realização de cadastro, recarga dos cartões, solicitações e consultas diversas distribuídos em todo o Distrito Federal.

Acesse nosso app

Conheça os mais de 120 postos de atendimento e pontos de recarga do seu Bilhete Único

PERGUNTAS & RESPOSTAS

1. O BRB é responsável pela bilhetagem?

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Sim. EM 04/11/2019 o BRB assumiu a operacionalização do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) do Distrito Federal. Porém, a Secretaria de Mobilidade continua a atuar como gestora do SBA.

2. Quais foram as mudanças promovidas pelo BRB?

^

O BRB atuou na ampliação dos postos de atendimento para recarga, com a inclusão da rede BRB Conveniência que possui lojas espalhadas em diferentes pontos do Distrito Federal;

Investiu também na melhoria da infraestrutura tecnológica, com o objetivo de fornecer melhores experiências aos usuários, evitando assim filas e transtornos ao cidadão;

Promoveu reformas dos postos de atendimento para melhorar a segurança e o conforto dos usuários;

Criou o app BRB Mobilidade, disponível nas lojas IOS e Android, disponibilizando consulta de saldos, extratos, itinerários e os horários de todas as linhas de ônibus, além de possibilitar recarga on line e canal Fale Conosco para dúvidas, sugestões e reclamações dos usuários.

Criou a Central de Atendimento BRB Mobilidade, que disponibiliza serviços de consulta de saldo, solicitação de bloqueio, informações sobre pedido de 2ª via, além de atender dúvidas, sugestões e reclamações dos usuários.

3. O Cartão Brasília Cidadã agora se chama Cartão Mobilidade?

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Sim. Conforme o DECRETO Nº 40.392, DE 16 DE JANEIRO DE 2020, o "Cartão Brasília Cidadã" passa a denominar-se "Cartão Mobilidade". E continua com as mesmas características e vantagens.

4. Como faço para adquirir o Cartão Mobilidade?

^

Para adquirir um cartão Mobilidade (Brasília Cidadã) é preciso se dirigir a um dos postos de atendimento do BRB Mobilidade.

5. Onde faço recarga de créditos do cartão?

^

A recarga pode ser feita pelo APP BRB Mobilidade disponível nas lojas IOS e ANDROID e, ainda, pelo site BRB Mobilidade. Também é feita nos postos de atendimento BRB Mobilidade, nos guichês de atendimento das Estações do Metrô, e Lojas  BRB Conveniência, totalizando mais de 121 pontos físicos. Os locais dos postos podem ser verificados aqui.

6. Todos os cartões poderão ser recarregados nas Conveniências BRB?

^

Somente o Cartão Mobilidade, também conhecido como Cartão Cidadão.

7. Quais são os valores mínimos e máximos para a recarga realizada nas Conveniências BRB e as formas de pagamento?

^

O valor mínimo é de R$ 5,50 e o máximo é de R$ 1.000,00. Pagamento em espécie ou débito em conta do BRB.

8. É possível fazer a recarga do cartão Mobilidade (antigo Brasília Cidadã) pelo aplicativo?

^

Sim. Após fazer login o usuário deve clicar na opção Recarga de cartão, inserir o valor desejado e, ao confirmar será gerado um boleto. Após o pagamento do boleto, o crédito solicitado será disponibilizado no prazo de até 72 horas. Somente após a utilização do cartão é que o saldo será atualizado.

9. O que é integração? Qual o benefício que ela traz para o usuário?

^

A integração tarifária consiste em proporcionar desconto na tarifa dos usuários que realizarem viagens utilizando um ou mais modais de transporte. A viagem integrada é aquela realizada pelo usuário com até dois transbordos, o que equivale a três acessos, um subsequente a outro, sem retornar ao ponto de partida e realizada no intervalo máximo de até três horas a contar do primeiro acesso, pagando uma tarifa única total de R$ 5,50. O benefício vale entre qualquer tipo de ônibus do sistema e o metrô. A integração pode ser feita em qualquer parada de ônibus e em terminais rodoviários do DF. 

10. Como acesso o aplicativo BRB Mobilidade?

^

O aplicativo está disponível gratuitamente nas lojas para Android e IOS. Para acessá-lo é necessário informar o CPF e o número do cartão.

11. Qual o tempo para que a recarga realizada pelo aplicativo esteja disponível no cartão?

^

Após a compensação do pagamento do boleto, o crédito solicitado será disponibilizado no prazo de até 72 horas (prazo para liquidação de boletos). Somente após a utilização do cartão é que o saldo será atualizado.

12. Quais são as etapas para a recarga de crédito embarcado no cartão mobilidade?

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1) Aproximar o cartão mobilidade de um validador de ônibus ou catraca de terminal.  
2) O validador creditará o cartão com o saldo embarcado adquirido pelos canais digitais.    
3) Afastar e aproximar novamente o cartão mobilidade do validador de ônibus ou catraca de terminal.    
4) O validador liberará a catraca ou bloqueio viabilizando o acesso ao meio de transporte público.

13. Paguei o boleto, mas o saldo no aplicativo não atualizou, o que ocorreu?

^

Devido ao sistema trabalhar de modo off-line, somente após a utilização do cartão é que o saldo será atualizado no sistema. Porém, após o pagamento do boleto e sua compensação, o aplicativo apresentará a informação do valor de recarga realizada, informando que o valor está bloqueado aguardando a utilização do cartão em alguma catraca atualizada de ônibus ou metrô, para registrar o crédito no cartão.

14. Como faço o cadastro para receber cartão passe livre para pessoa com necessidade especial?

^

Pelo site mobilidade.brb.com.br/passelivre/pcd/ é possível solicitar o cadastro, enviar a documentação solicitada pela Sejus e acompanhar o processo. Após o cadastro aprovado, será agendado dia para retirada do cartão Especial.

15. Como faço para solicitar a 2ªvia do cartão?

^

Diretamente nos postos BRB Mobilidade que fazem a emissão do cartão. Confira a lista com os endereços e serviços prestados no site ou aplicativo para identificar o posto mais próximo. Caso seu seja cartão passe livre estudantil, é possível solicitar segunda via pelo site, acessando com login e senha cadastrados. O cartão será entregue após pagamento da tarifa de emissão da 2ªvia.

16. Onde posso tirar dúvidas?

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O BRB Mobilidade criou uma Central de Atendimento exclusiva para dúvidas, sugestões e reclamações. O número é 61 3120-9500. Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª, das 7 às 19 h. E para atendimento digital (consulta a saldo, por exemplo), a central funciona 24 horas. Você pode utilizar também o canal FALE CONOSCO do app BRB Mobilidade.

17. Como o Profissional de Saúde pode adquirir o cartão para acesso gratuito ao transporte público no DF?

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A Portaria Nº 98 de 17 de Junho de 2020, “Dispõe sobre o processo de consecução do benefício de gratuidade junto ao Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal – STPC/DF, assegurado aos profissionais da área de saúde do Distrito Federal, na vigência de estado de calamidade pública, decretado em função da pandemia da COVID-19”.

Os profissionais de saúde usuários do Transporte Público do Distrito Federal deverão obter o cartão de identificação do acesso gratuito junto a um dos postos abaixo do BRB Mobilidade.

Postos Horário de Atendimento

Brazlândia – Rodoviária Central 2ª à 6ª – 8h às 18h
Gama - Rodoviária 2ª à 6ª – 8h às 18hPlanaltina - Rodoviária 2ª à 6ª – 8h às 18h
Plano Piloto - Galeria dos Estados 2ª à 6ª – 8h às 18h
Plano Piloto – Rodoviária Mezanino 2ª à 6ª – 7h às 20h
Santa Maria - BRT 2ª à 6ª – 8h às 18h
Sobradinho –  Ginásio de Esportes 2ª à 6ª – 8h às 18h
Taguatinga - Rodoviária 2ª à 6ª – 8h às 18h


1. O fornecimento da 1ª primeira via do cartão será sem custo financeiro para o beneficiário.

2. Para a obtenção do cartão será necessário:

Documento de identificação oficial com foto e número de CPF;
Comprovante de exercício da profissão;
Fornecer os dados básicos para cadastro no SBA: número do RG, data de nascimento, sexo, endereço de correspondência eletrônica, número de telefone e endereço residencial.


3. Para a 2ª (segunda) via do cartão, será cobrado o valor de R$ 11,00 para emissão desta, e será  necessária a apresentação de boletim de ocorrência, registrado em delegacia de polícia que comprove extravio, roubo ou furto.

4. O benefício possui caráter pessoal e intransferível

.5. O acesso ao Transporte Público no DF dar-se-à mediante apresentação de documento de identificação profissional e cartão de identificação do acesso gratuito pelos profissionais de saúde. Em caso de dúvidas entre em contato com a Central BRB Mobilidade por meio do telefone 3120-9500 ou utilize o canal Fale Conosco do seu app.

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