Coronavírus


O que é o coronavírus?

Os coronavírus (CoV) são uma família viral. Conhecidos desde meados dos anos 1960, causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, a manifestação da doença é leve ou moderada, semelhante a a um resfriado comum, e a maioria das pessoas entra em contato com essas modalidades de vírus comuns ao longo da vida.

Porém, alguns coronavírus podem causar síndromes respiratórias graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave, que ficou conhecida pela sigla SARS, da síndrome em inglês “Severe Acute Respiratory Syndrome”. A doença se disseminou rapidamente para mais de 12 países, até a epidemia global encerrar, em 2004.

No fim de 2019, a China divulgou o primeiro relatório sobre nova doença semelhante à pneumonia, com 27 casos originários em Wuhan, na China. A doença passou a ser associada a uma nova modalidade do coronavírus – covid-19, sigla em inglês para “Coronavirus Disease2019”. 

Os casos mais graves da doença manifestam-se, geralmente, em pessoas de grupos de risco (idosos, hipertensos, diabéticos, pessoas com insuficiência renal e doenças respiratórias crônicas). Nessas situações, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito.  

Devido à rápida disseminação do covid-19 em todos os continentes, recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que está em curso uma pandemia do novo coronavírus. Portanto, as entidades de saúde ao redor do mundo vêm tomando medidas para conter a disseminação e frear a quantidade de pessoas infectadas. Nesse contexto, as populações têm sido alertadas a respeito da necessidade de atenção a hábitos de higiene e cuidados pessoais.

Aprenda a produzir as suas mascáras caseiras

A secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal disponibilizou o "Plano de Contingência para Epidemia da Doença pelo Coronavirus 2019 (COVID-19) do Distrito Federal", clique aqui para baixa-lo.

Em casos suspeitos, o GDF disponibiliza equipes volantes para fazer o exame onde a pessoa estiver. Se apresentar tosse, febre e dificuldade para respirar ligue : (61) 99221-9439 ou 199. Você também pode ser acolhido em qualquer Unidade Básica de Saúde, devendo procurar a mais próxima de sua residência. Clique aqui para UBS ou aqui para os hospitais.

confira as principais ações do gdf e do brb.